terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O RESULTADO DE SANTA ALIANÇA

Vamos ver se a maioria se une novamente para ajudar o BOSSAKA

Jornal de Negócios 12-2-2010

OE 2010
PSD quer aumentar transferências para os Açores e a Madeira
O PSD está a preparar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2010 na especialidade para aumentar os valores das transferências para as regiões autónomas de acordo com a nova Lei das Finanças Regionais.

--------------------------------------------------------------------------------

Lusa


O PSD está a preparar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2010 na especialidade para aumentar os valores das transferências para as regiões autónomas de acordo com a nova Lei das Finanças Regionais.

"O PSD está a preparar esta proposta, com a respectiva contrapartida, para que não haja aumento da despesa. Esta proposta não provocará aumento da despesa e não contribuirá para o défice", assegurou o deputado social-democrata Hugo Velosa, em declarações à agência Lusa.

Hugo Velosa disse que o PSD ainda está a estudar esta questão, não podendo adiantar por enquanto que despesa tenciona eliminar para compensar o aumento das transferências para as regiões autónomas.

"Tudo faremos para que esta proposta seja subscrita pelos mesmos grupos parlamentares que aprovaram a Lei de Finanças Regionais", acrescentou o deputado social democrata eleito pela Madeira.

Em causa está a alteração do artigo 75.º do Orçamento do Estado para 2010, que estabelece os valores das transferências para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

"A Lei de Finanças Regionais que foi aprovada tem incidência orçamental nas transferências para as regiões autónomas", justificou Hugo Velosa.

Respondendo ao facto de a nova Lei de Finanças Regionais, aprovada no Parlamento por toda a oposição com os votos contra do PS, ainda não ter entrado em vigor, o social democrata apontou que "o mesmo aconteceu no Orçamento do Estado para 2007, no qual já se aplicaram as regras da Lei de Finanças Regionais, antes de a lei estar em vigor".

Hugo Velosa referiu que "os valores ainda estão a ser calculados", mas que o aumento das transferências deverá ser de aproximadamente "dois ou três milhões de euros" no caso dos Açores e de "40 e tal milhões de euros" no caso da Madeira.

O Orçamento do Estado para 2010 prevê, nos termos da lei de finanças regionais, perto de 204 milhões de euros de transferências para a região autónoma da Madeira e 359 milhões para a Região dos Açores.